X
Banner da noticia
Ícone de calendário
20/02/2020
Ícone de coração
Carol Mendes
FEMAGRI 2020

Entre os dias 12 e 14 de fevereiro, em Guaxupé/MG, aconteceu a 19ª edição da FEMAGRI (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas), que teve como tema "Cooperativismo trazendo tecnologia, gestão e confiança à cafeicultura".  A proposta de 2020 foi auxiliar os produtores no processo de aprimoramento da gestão e do manejo de suas propriedades, com foco em gerar valor ao café produzido. 

Durante a feira, mais de 120 expositores, especialmente os de máquinas e implementos agrícolas, puderam mostrar suas ofertas a quem realmente necessita de facilidades para tornar sua atividade mais rentável. Durante os dias do evento, Guy Carvalho esteve presente e visitou estandes de diversos parceiros. 

No estande da PaliniAlves, o lançamento foi o controlador eletrônico de secagem intermitente com demonstração ao vivo em uma maquete. A tecnologia é responsável por programar o “time” da intermitência, o que gera uma economia de secagem na ordem de 20% do tempo comparado ao que se gastaria tradicionalmente e ainda há uma redução de energia de 89% no motor que faz o tambor girar, o que torna o processo viável economicamente. Também apresentou, na linha de implementos, as podadeiras lateral e de topo e o amontoador hidráulico, e na parte de maquinários o foco foi na linha de secagem, com apresentação de uma caldeira e diversos secadores. 

Visita ao estande da PaliniAlves

A novidade do estande da CPMult, antiga Multfertilizantes, foi o lançamento do organomineral granulado para outras culturas, como cereais, cana-de-açúcar, pastagens, agricultura familiar e outras, e também mostraram o seu produto já conhecido na forma farelada para o café. 

Visita ao estande da CPMult

No estande da Makreis, a novidade foi o equipamento que realiza colheita em terraço, oferecendo agora um produto para esse tipo de produção. Além disso, o equipamento também realiza a colheita em locais planos e possui ajustes para uma colheita seletiva. 

Visita ao estande da Makreis

Durante o evento, Guy apresentou a palestra “Cultura de cobertura e Manejo do Mato”, que foi realizada no estande da Bayer, na qual abordou a importância da cultura de cobertura, especialmente a braquiária, suas características, benefícios e apresentou a tecnologia para o seu controle, o Alion, que permite ao produtor escolher o local onde não deseja sua presença, fazendo assim o manejo de acordo com a realidade da lavoura. Além disso, quem visitou o estande também pôde conferir outros produtos lançados recentemente de interesse do cafeicultor, como o Sivanto para controle do bicho-mineiro, o Bayfolan cobre para controle da ferrugem, o Verango para controle de nematoides, entre outros. 

Guy também participou da entrevista coletiva de imprensa com os principais organizadores do evento e questionou Carlos Augusto, presidente da Cooxupé, sobre o impacto da feira para a cafeicultura familiar e a importância de se oferecer tecnologia de ponta para os pequenos, médios e grandes cafeicultores. Carlos Augusto explicou que as tecnologias em mecanização apresentadas na feira são das mais inovadores possíveis e, além disso, há outros campos, como gestão e confiabilidade no setor, o que beneficia muito os agricultores familiares. Guy também conversou com Osvaldo Bachião, vice-presidente da Cooxupé, que falou sobre a ferramenta da fixação do preço do café e mostrou as vantagens de ser um cooperado, uma vez que a cooperativa tem condições de indicar tecnologias que potencializam a produtividade e pode comercializar o café com preços rentáveis. 

Coletiva de imprensa

“Para quem participou da feira, sem dúvidas, foi uma grande oportunidade de levar mais eficiência e produtividade para a lavoura com os lançamentos e novidades, além de poder entender melhor como realizar a gestão e conseguir mais economia nos custos.  A Cooxupé disponibilizou condições especiais, parcelamentos anuais e trocas dos produtos da feira por sacas de café, o que ajuda e estimula os cafeicultores. Em especial, os equipamentos para granelização tinham condições de parcelamento em 5 anos e eu aproveitei para comprar uma carregadeira para o sítio de Guaranésia. Foram dias intensos de muito aprendizado e inovação. Parabéns aos organizadores do evento. Que orgulho de ser cooperado!”, disse Guy. 

Veja mais fotos do evento na galeria.

Últimas postagens
28/09/2016
Safra 2016/2017
Leia mais
Seta para direita
30/11/2016
Adolfo Ferreira é reeleito presidente da BSCA
Leia mais
Seta para direita
22/12/2016
Em busca das origens do café especial sul mineiro
Leia mais
Seta para direita
Ícone de Check

Últimas notícias

Ver Todas
imagem representativa

O cafeeiro é resiliente aos estresses climáticos?

ícone calendário 19.12.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Flor estrelinha: um tema que desperta, em todo ano de calor e seca, a curiosidade do cafeicultor

ícone calendário 01.11.2023 ícone de compartilhar

A presença de estrelinhas nas lavouras de café é um aviso, uma resposta das plantas ao clima adverso de que algo está fugindo da normalidade

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Importância da irrigação para garantia do bom pegamento da florada do cafeeiro arábica

ícone calendário 18.10.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Florada do café: Temperaturas elevadas podem prejudicar o pegamento

ícone calendário 17.08.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Podas do cafeeiro arábica

ícone calendário 19.07.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Clima: mais chuva e temperatura abaixo da média marcam período

ícone calendário 06.06.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Estratégia para estimular o crescimento de raízes do cafeeiro no inverno

ícone calendário 19.04.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Análise foliar de café

ícone calendário 31.01.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita