X
Banner da noticia
Ícone de calendário
05/06/2020
Ícone de coração
Dra Paula Santini
Nematoides em café

O café é a segunda commodity mais comercializada no mundo, sendo a mais importante atividade agroindustrial no Brasil. Com isso, é importante se atentar a fatores fitossanitários que possam comprometer a produção e qualidade final da bebida, como o ataque severo de nematoides. A grosso modo, os nematoides fitoparasitos são limitantes ao cultivo do cafeeiro, principalmente em solos arenosos, com baixa fertilidade e deficiência hídrica (OLIVEIRA e ROSA, 2018), e várias espécies estão associadas à cultura do café, como: Meloidogyne incognita, M. exigua, M. paranaensis, M. coffeicola, M/ hapla, M. arabicidae e M. arenaria, Pralylenchus brachiurus e P. coffea, Xiphinema krugi, Helycotilenchus dihistera, Aphalenchus sp e Criconemoides sp, que comumente atacam as raízes das plantas. Dentre elas, as espécies dos gêneros Meloidogyne, que ocorrem com maior gravidade nas regiões de solo arenoso do Paraná, de São Paulo e do Sul e Alto-Paranaíba de Minas Gerais, e Pratylenchus são comprovadamente nocivas. Estima-se uma redução de até 20% da produção de café no Brasil devido ao ataque desses parasitas. 

Os nematoides das galhas radiculares são sedentários e endoparasitos. Os ovos depositados pelas fêmeas eclodem os juvenis de segundo estádio, que apresentam corpo vermiforme. Eles penetram nas raízes do cafeeiro e estabelecem um sítio de alimentação junto ao sistema vascular, incitando a formação de tecido nutridor. Permanecem se alimentando num único local e, após sofrerem três ecdises, atingem a forma adulta. Os machos são vermiformes e não parasitam as plantas, abandonando as raízes. As fêmeas apresentam forma do corpo aberrante, assumindo formato de pera, possuem cor branca e permanecem se alimentando, passando a produzir os ovos. Cada fêmea pode produzir, em média, 500 ovos. Isso faz com que as raízes do cafeeiro diminuam sua capacidade de absorção de água e nutrientes, demonstrando menos vigor e crescimento reduzido.

A disseminação se dá por mudas de café e plantas infestadas através de enxurradas e pelo trânsito de implementos agrícolas, que levam o solo infestado com ovos e larvas para outras áreas, assim como os trabalhadores, que transferem solo infestado, agarrado às botas, nos dias de chuva.

As plantas infectadas apresentam tamanho desigual, formando reboleiras na cultura devido a vários fatores (nível de infestação inicial, distribuição espacial dos nematoides etc.)  As folhas podem ficar com coloração anormal e cloróticas, semelhante a sintomas de deficiência nutricional, o que leva por consequência a diminuição na produção e qualidade final da bebida, inviabilizando a exploração econômica.

De modo geral, a melhor forma de controle é se evitar o contágio, que é mais eficaz quando comparado a tratamento curativo, evitando plantio em áreas infectadas e uso de mudas contaminadas. O controle curativo não erradica os parasitas, mas diminui a infestação.

Fonte: 

Cultura de Café no Brasil Novo Manual de recomendações (Matiello, Santinato, Garcia, Almeida e Fernandes). Agro Byte -  http://www.agrobyte.com.br/

OLIVEIRA, C. M. G.; ROSA, J. M. O. Nematoides parasitos dos cafeeiros. Instituto Biológico, boletim técnico, n 38, p. 1-28, fevereiro 2018

Últimas postagens
28/09/2016
Safra 2016/2017
Leia mais
Seta para direita
30/11/2016
Adolfo Ferreira é reeleito presidente da BSCA
Leia mais
Seta para direita
22/12/2016
Em busca das origens do café especial sul mineiro
Leia mais
Seta para direita
Ícone de Check

Últimas notícias

Ver Todas
imagem representativa

O cafeeiro é resiliente aos estresses climáticos?

ícone calendário 19.12.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Flor estrelinha: um tema que desperta, em todo ano de calor e seca, a curiosidade do cafeicultor

ícone calendário 01.11.2023 ícone de compartilhar

A presença de estrelinhas nas lavouras de café é um aviso, uma resposta das plantas ao clima adverso de que algo está fugindo da normalidade

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Importância da irrigação para garantia do bom pegamento da florada do cafeeiro arábica

ícone calendário 18.10.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Florada do café: Temperaturas elevadas podem prejudicar o pegamento

ícone calendário 17.08.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Podas do cafeeiro arábica

ícone calendário 19.07.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Clima: mais chuva e temperatura abaixo da média marcam período

ícone calendário 06.06.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Estratégia para estimular o crescimento de raízes do cafeeiro no inverno

ícone calendário 19.04.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Análise foliar de café

ícone calendário 31.01.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita