X
Banner da noticia
Ícone de calendário
12/02/2021
Ícone de coração
Dra Paula Santini
A importância de seguir as recomendações da bula de defensivos

Antes de começar a aplicação dos defensivos agrícolas para o café é muito importante ler a bula, que nos mostra informações importantes. Nela, você adquire a certeza do produto ser registrado no MAPA, sabe se é adequado para a cultura do café e eficaz para resolver o seu problema, além de conhecer as indicações das doses corretas utilizadas para a aplicação. Existem também sites de consulta de produtos, como o Agrofit, para essa finalidade. O produtor deve ficar atento também ao prazo de validade, à qualidade da embalagem do produto e comprar apenas a quantidade exata que irá utilizar, evitando que falte ou sobre, pois nesse último caso pode passar da validade para uma próxima aplicação, o que pode causar prejuízos financeiros.

Outro fator importante a se analisar é a forma de aplicação, pois de nada adianta ter o produto correto se ele não for bem aplicado. Deve-se atentar à época de aplicação, que deve estar relacionada ao estado fenológico do café e ao objetivo que se quer atingir ao utilizar determinado produto. É muito importante também entender qual época não se pode aplicar algum produto para não prejudicar a produção e a qualidade da bebida. Também é importante ter conhecimento sobre as doses indicadas e qual a necessidade de aumentá-las dependendo da situação. 

A dose recomendada na bula pode variar de acordo com as condições edafoclimáticas (temperatura mínima de 10°C, ideal de 20° a 30°C, máxima de 35°C; umidade relativa do ar mínima de 60%, ideal de 70 a 90%, máxima de 95%; não realizar aplicações com velocidade do vento acima de 10 km/h sobre plantas estressadas ou em caso de chuva). Não se deve utilizar subdosagem ou superdosagem, nem aumentar o número de aplicações recomendadas, pois isso causa um desequilíbrio biológico, o que muitas vezes leva ao surgimento de organismos resistentes àquele produto, além de prejuízo financeiro. Um exemplo disso são as aplicações seguidas contra o bicho mineiro a fim de encurtar o seu tempo de vida e muitas deixaram de fazer efeito.

Entender sobre o volume da calda a ser aplicado também é importante. Muitas vezes, devido ao aumento das áreas de plantio ou por questões de transporte, os cafeicultores tendem a optar por diminuir o volume da calda aplicada por hectare, porém isso leva a uma maior concentração de ingrediente ativo dentro dela e diminui o tamanho da gota na superfície da folha, levando a sintomas de intoxicação, o que prejudica a produção. Se possível, utilizar um adjuvante para maior fixação do produto.

O engenheiro agrônomo é quem auxilia na compra dos defensivos ideais e nas dosagens adequadas para cada finalidade. Tenha sempre um consultor junto à sua produção.

Últimas postagens
28/09/2016
Safra 2016/2017
Leia mais
Seta para direita
30/11/2016
Adolfo Ferreira é reeleito presidente da BSCA
Leia mais
Seta para direita
22/12/2016
Em busca das origens do café especial sul mineiro
Leia mais
Seta para direita
Ícone de Check

Últimas notícias

Ver Todas
imagem representativa

O cafeeiro é resiliente aos estresses climáticos?

ícone calendário 19.12.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Flor estrelinha: um tema que desperta, em todo ano de calor e seca, a curiosidade do cafeicultor

ícone calendário 01.11.2023 ícone de compartilhar

A presença de estrelinhas nas lavouras de café é um aviso, uma resposta das plantas ao clima adverso de que algo está fugindo da normalidade

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Importância da irrigação para garantia do bom pegamento da florada do cafeeiro arábica

ícone calendário 18.10.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Florada do café: Temperaturas elevadas podem prejudicar o pegamento

ícone calendário 17.08.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Podas do cafeeiro arábica

ícone calendário 19.07.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Clima: mais chuva e temperatura abaixo da média marcam período

ícone calendário 06.06.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Estratégia para estimular o crescimento de raízes do cafeeiro no inverno

ícone calendário 19.04.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Análise foliar de café

ícone calendário 31.01.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita