X
Banner da noticia
Ícone de calendário
02/03/2021
Ícone de coração
Dra Paula Santini
Uso de tecnologia de aplicação pode reduzir os custos na produção

Desde a revolução industrial, o mundo se encontra acelerado e se vê uma explosão de maquinários surgindo das indústrias. Ainda nessa última década é notável um crescimento acelerado e inclusão de novas tecnologias no nosso dia a dia. O impacto proporcionado pela propagação da internet e suas possibilidades em diversos setores da economia é visível, e no campo não é diferente. A transformação digital já chegou e ganha cada vez mais força com aplicativos, softwares para gestão, automação e informatização de processos.

A implementação de tudo isso tem dois objetivos principais: diminuir os custos da produção e maximizar os resultados, sem diminuir a qualidade dos produtos. As novas tecnologias têm apoiado as mais variadas culturas e a cafeicultura não fica de fora. De fato, investir em tecnologia da informação e utilizar dados do negócio de forma eficiente será crucial para o sucesso no campo.

O aumento da produção cafeeira anual tem precisado de mais mão de obra braçal, o que já é uma realidade escassa e cada vez mais cara. E não importa qual seja o tipo de produção, a mão de obra é sempre parte importante dessa conta. Muitos estudos existem hoje a fim de desenvolver tecnologias que supram essas dificuldades e a tendência é, num futuro próximo, depender menos de pessoas e ter cada vez mais tecnologias de automação. 

Para o produtor ainda é um desafio gerenciar seu custo de produção exato por talhão (saiba mais - Custo de produção/ custo de uma saca de café), o que leva a uma dificuldade na tomada de decisões estratégica sobre quando realizar ações preventivas e evitar custos excessivos e desnecessários. Os que já aderiram às novas tendências conseguem ter uma visão geral da produção, otimizando ainda mais o que já funciona bem e corrigindo os problemas que causam atrasos e grandes perdas.

De certa forma já é possível encontrar soluções intuitivas para o planejamento agrícola e operacionalização da produção. Buscar uma ferramenta que proporcione uma comunicação imediata com toda a equipe em campo, que permita o planejamento e o direcionamento das ações diárias por responsáveis, que gere relatórios referentes às tarefas, safras, máquinas e glebas, e mostre custos de formas simples para identificação de gastos excessivos é um mecanismo importante para elevar ao crescimento da fazenda.

Uma tecnologia que vem sendo introduzida hoje em dia nas lavouras é o uso do drone, que permite maior facilidade de aplicação especialmente para a cafeicultura de montanha, já que mecanização ainda é de difícil acesso. Possui como vantagens: agilidade na aplicação, versatilidade, acesso, inovação e mais aplicabilidade técnica, porém a mão de obra especializada ainda é escassa.

“Na semana passada, acompanhei a equipe da Experimental Teste Agrícola durante uma aplicação aérea de defensivos com utilização de drone numa área de montanha no município de Cabo Verde. Na região, a empresa atua em parceria com a Cooxupé e a Syngenta. Vamos nos aprofundar nesse tema, que sem dúvidas pode mudar os rumos dos controles fitossanitários nas lavouras de montanha”, disse Guy.

Na foto: Leitinho (Syngenta) Garcia (gerente do núcleo Cabo Verde - Cooxupé), Guy Carvalho e Leandro (Engenheiro Agrônomo Cooxupé)

Últimas postagens
28/09/2016
Safra 2016/2017
Leia mais
Seta para direita
30/11/2016
Adolfo Ferreira é reeleito presidente da BSCA
Leia mais
Seta para direita
22/12/2016
Em busca das origens do café especial sul mineiro
Leia mais
Seta para direita
Ícone de Check

Últimas notícias

Ver Todas
imagem representativa

O cafeeiro é resiliente aos estresses climáticos?

ícone calendário 19.12.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Flor estrelinha: um tema que desperta, em todo ano de calor e seca, a curiosidade do cafeicultor

ícone calendário 01.11.2023 ícone de compartilhar

A presença de estrelinhas nas lavouras de café é um aviso, uma resposta das plantas ao clima adverso de que algo está fugindo da normalidade

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Importância da irrigação para garantia do bom pegamento da florada do cafeeiro arábica

ícone calendário 18.10.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Florada do café: Temperaturas elevadas podem prejudicar o pegamento

ícone calendário 17.08.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Podas do cafeeiro arábica

ícone calendário 19.07.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Clima: mais chuva e temperatura abaixo da média marcam período

ícone calendário 06.06.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Estratégia para estimular o crescimento de raízes do cafeeiro no inverno

ícone calendário 19.04.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Análise foliar de café

ícone calendário 31.01.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita