X
Banner da noticia
Ícone de calendário
22/11/2021
Ícone de coração
Guy
Boa resposta à irrigação em cafeeiros na mogiana paulista e diferencial entre variedades

Em pesquisas conduzidas, nos últimos anos, na região da Alta Mogiana Paulista, verificou-se uma resposta muito positiva da irrigação no aumento da produtividade dos cafeeiros, sendo que o diferencial produtivo pela irrigação se mostra maior para a cultivar Mundo Novo, em comparação com a Catuai.

A região da Alta Mogiana, no estado de São Paulo, cujo polo é a cidade de Franca, possui uma área de cerca de 60 mil hectares de lavouras de café, conduzidas com bons níveis de tecnologia e, por isso, os cafezais apresentam, em condições normais, bom potencial produtivo. Porém, nos últimos anos, a ocorrência de déficits hídricos mais acentuados tem trazido perdas significativas na produtividade dos cafeeiros.

Na figura 1 podem ser observadas as curvas de deficit hídrico dos últimos 5 anos, em área da Fda Experimental da Fundação Procafé, em Franca, a cerca de 1000 m de altitude. Verifica-se que, na curva da média normal, registrada entre 2014 e 2020 (linha vermelha), ocorrem deficiências de água no solo a partir de julho, até novembro, chegando a acumular quase 150 mm de déficit. Nas curvas dos últimos 5 anos observa-se que, em todos os anos, a condição de disponibilidade de água no solo esteve inadequada, ora atingindo o déficit muito cedo, como em 2018, ora com menor período de déficit porem superando 150 mm (2017), ora com período de déficit estendido(2019) , e, principalmente, com déficit muito severo, atingindo mais de 300 mm(2020 e 2021).

No ensaio com 18 materiais genéticos ou cultivares diferentes de cafeeiros, comparados com e sem irrigação, estão disponíveis resultados de 5 safras. Verificou-se que na média, de todos os materiais e das 5 colheitas, o aumento produtivo pela irrigação foi de 20 scs/ha, correspondente a um acréscimo de 60%. Na comparação da média de produtividade de 3 cultivares de cafeeiros Mundo Novo, em relação a 3 de Catuaí, verificou-se que o diferencial pela irrigação foi de 93% a mais no Mundo Novo e somente 44 % a mais para o Catuai, indicando a maior tolerância do Catuai aos estresses hídricos. Entre os novos materiais ensaiados o Acauã Novo foi o menos responsivo à irrigação, com somente 21% a mais na produtividade na área irrigada.

Em ensaio mais recente, na Fda Experimental de Franca, com estudo, em andamento, de diferentes lâminas de irrigação, verificou-se que, em função dos déficits hídricos severos, dos dois últimos anos, e se tratando de cafeeiros nas primeiras safras, as parcelas das plantas testemunha, não irrigadas, tiveram a folhagem quase totalmente queimada. Nas parcelas com lâmina de 50% (de reposição da evapo-transpiração), houve uma desfolha em nível maior, porém as plantas resistiram, sem queimas e na reposição de 100% as plantas se mostraram bem enfolhadas e com boa perspectiva de produção na próxima safra. Como este ensaio compreende duas cultivares (Catuai Amarelo IAC 62 e MN IAC 379/19) foi possível observar, inicialmente, que o Catuai se comportou melhor, mesmo com lâminas menores. As fotos nas figuras 2 e 3 ilustram as parcelas desse ensaio.

Pode-se concluir que existe boa resposta à irrigação em cafeeiros nas condições da região da Mogiana Paulista, função da ocorrência de déficits hídricos significativos. Logicamente, as respostas podem variar a cada ano, dependendo do regime de chuvas. Verifica-se, ainda, que existem diferenças no comportamento de cultivares em relação a essa resposta, ou seja, alguns apresentam mais tolerância ao déficit.




Autores: J.B. Matiello e Marcelo Jordão Filho – Engs Agrs Fundação Procafé, Igor Queiroz, Eng Agr. ex-Bolsista da Fundação Procafé e Lucas Ubiali, Leandro Andrade, Eduardo Lima e Gabriel Davoz, Engs Agrs Bolsistas da Fundação Procafé FEF

Últimas postagens
28/09/2016
Safra 2016/2017
Leia mais
Seta para direita
30/11/2016
Adolfo Ferreira é reeleito presidente da BSCA
Leia mais
Seta para direita
22/12/2016
Em busca das origens do café especial sul mineiro
Leia mais
Seta para direita
Ícone de Check

Últimas notícias

Ver Todas
imagem representativa

O cafeeiro é resiliente aos estresses climáticos?

ícone calendário 19.12.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Flor estrelinha: um tema que desperta, em todo ano de calor e seca, a curiosidade do cafeicultor

ícone calendário 01.11.2023 ícone de compartilhar

A presença de estrelinhas nas lavouras de café é um aviso, uma resposta das plantas ao clima adverso de que algo está fugindo da normalidade

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Importância da irrigação para garantia do bom pegamento da florada do cafeeiro arábica

ícone calendário 18.10.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Florada do café: Temperaturas elevadas podem prejudicar o pegamento

ícone calendário 17.08.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Podas do cafeeiro arábica

ícone calendário 19.07.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Clima: mais chuva e temperatura abaixo da média marcam período

ícone calendário 06.06.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Estratégia para estimular o crescimento de raízes do cafeeiro no inverno

ícone calendário 19.04.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Análise foliar de café

ícone calendário 31.01.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita