X
Banner da noticia
Ícone de calendário
23/11/2021
Ícone de coração
Marcelo Vieira
Agricultura Responsável e Sustentável

O Brasil tem um papel cada vez mais importante na produção mundial de alimentos, biocombustíveis e bioenergia. Com a evolução da tecnologia agropecuária e a intensificação dos processos produtivos, nossa produção se viabiliza como uma das mais sustentáveis do planeta.

Somos hoje o maior exportador líquido de alimentos, considerando as exportações menos as importações. No médio prazo, com a intensificação em curso de nossa pecuária e a conversão de áreas de pastagens pouco produtivas em agricultura, podemos expandir muito esta produção. Mantendo a evolução da produtividade das últimas décadas, podemos dobrar ou, até possivelmente, chegar perto de triplicar a produção de alimentos na área atualmente ocupada. 

A contribuição brasileira ao Acordo do Clima firmado em Paris, em 2015, boa parte sob responsabilidade de nosso agronegócio, será implementar o Código Florestal, restaurar 12 milhões de hectares de florestas e 15 milhões de hectares de pastagens degradadas e implementar 5 milhões de hectares de integração lavoura-pecuária-florestas. Temos também o compromisso de dobrar a produção de biocombustíveis e quintuplicar a produção de bioenergia, sendo que já temos uma das matrizes energéticas mais limpas entre as grandes economias. Nosso etanol é o melhor biocombustível mundial em termos de redução de emissões e, quando produzido acoplado à produção de energia de biomassa, chega a evitar mais de 90% das emissões dos combustíveis fósseis. 

À medida que agricultores atualizam seus modelos de produção, aprendendo com os mais tecnificados e eficientes, e a sucessão no campo atrai gestores e funcionários mais capacitados, agregam-se importantes ganhos de produtividade e competitividade. Nossa agricultura de escala produz alimentos de baixo custo, e seremos cada vez mais o supridor de populações de menor poder aquisitivo no Brasil e no mercado mundial. 

Somos hoje a principal liderança no desenvolvimento de tecnologias para o ambiente tropical, que no futuro nos permitirá levar um melhor desenvolvimento da agricultura a regiões de ambientes semelhantes como África e partes da Ásia, como novos modelos como o agrofloresta, que integrado com frutas, café e outras culturas representa uma boa diversificação trazendo mais sustentabilidade e segurança aos produtores.

A agricultura familiar produzirá cada vez mais alimentos sofisticados, especiarias e produtos que necessitam de foco em qualidade, o que é mais viável em propriedades de pequena escala, como a produção de frutas, hortaliças, legumes, como já podemos ver em torno dos grandes centros consumidores, cujos mercados valorizam este tipo de produtos. E cresce trazendo uma boa renda para pequenas comunidades rurais, cada vez mais importantes para um desenvolvimento socialmente equilibrado no interior do país, como podemos ver de maneira abrangente em minha região, o Sul de Minas, principal região produtora de café, cada vez mais baseada na pequena propriedade, que tem bons resultados através de suas produtivas cooperativas, melhores comercializadores deste produto no mercado mundial.

Um bom exemplo da evolução de novos modelos produtivos é a nossa cafeicultura. Nosso café era conhecido no mercado mundial, até o final do século 20, como um produto de menor qualidade. Nos últimos 25 anos, porém, o setor se reestruturou ao diversificar as regiões produtoras e diferenciar uma multiplicidade de sabores em função de nossa grande diversidade de ambientes produtivos. O café do Brasil assumiu a liderança em qualidade nos principais mercados mundiais, além de ser o líder em produtividade e sustentabilidade entre todos os países produtores. 

Temos ainda algumas áreas de nosso ambiente de negócios que necessitam de melhor regulação, por agregarem custos desnecessários a nossa produção. Os avanços da legislação brasileira têm estado no centro das discussões do setor e são fundamentais para a eficiência e a segurança alimentar de nossa produção e para garantir uma liderança na qualidade dos alimentos exportados ao mercado mundial. Precisamos também remodelar nossa infraestrutura logística, que é um dos principais gargalos de nosso agronegócio. Esta ainda é baseada em rodovias, nem sempre eficientes, o que agrega um custo muito maior que na maioria dos outros países produtores de alimentos. 

Finalmente, precisamos trabalhar a imagem da produção brasileira no mercado mundial para agregar valor a nossos produtos e garantir acesso aos principais mercados. É necessário que nossas lideranças em sustentabilidade e responsabilidade social na produção de alimentos sejam apresentadas cada vez mais aos exigentes consumidores em todo o mundo para consolidar o Brasil como um dos maiores aliados da segurança alimentar do planeta. E, ainda, precisamos também trabalhar junto ao consumidor brasileiro que ainda tem uma visão defasada do nosso agronegócio, para mostrar a nossa realidade de produção responsável e sustentável. 


Autor: Marcelo Vieira

Marcelo Vieira é produtor de café, cana e pecuária no Sul de Minas. Foi Presidente ou Diretor de entidades representativas do agronegócio brasileiro como a Sociedade Rural Brasileira - SRB, a Associação Brasileira de Cafés Especiais - BSCA, a União da Indústria de Cana de Açúcar – ÚNICA. Foi Diretor e membro do Conselho Diretor da Adecoagro, uma das principais empresas agroindustriais produzindo etanol, açúcar e energia de biomassa no Brasil.

Últimas postagens
28/09/2016
Safra 2016/2017
Leia mais
Seta para direita
30/11/2016
Adolfo Ferreira é reeleito presidente da BSCA
Leia mais
Seta para direita
22/12/2016
Em busca das origens do café especial sul mineiro
Leia mais
Seta para direita
Ícone de Check

Últimas notícias

Ver Todas
imagem representativa

O cafeeiro é resiliente aos estresses climáticos?

ícone calendário 19.12.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Flor estrelinha: um tema que desperta, em todo ano de calor e seca, a curiosidade do cafeicultor

ícone calendário 01.11.2023 ícone de compartilhar

A presença de estrelinhas nas lavouras de café é um aviso, uma resposta das plantas ao clima adverso de que algo está fugindo da normalidade

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Importância da irrigação para garantia do bom pegamento da florada do cafeeiro arábica

ícone calendário 18.10.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Florada do café: Temperaturas elevadas podem prejudicar o pegamento

ícone calendário 17.08.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Podas do cafeeiro arábica

ícone calendário 19.07.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Clima: mais chuva e temperatura abaixo da média marcam período

ícone calendário 06.06.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Estratégia para estimular o crescimento de raízes do cafeeiro no inverno

ícone calendário 19.04.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Análise foliar de café

ícone calendário 31.01.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita