X
Banner da noticia
Ícone de calendário
14/02/2022
Ícone de coração
Celso Vegro
Cinco lições de 2021 para o Agronegócio Cafés do Brasil

Nessa primeira semana do ano novo, surge momento oportuno para se analisar os aprendizados que foram (ou deveriam ter sido) internalizados pelo sistema que compreende produção e consumo do café. No transcurso do ano de 2021 vários desafios se apresentaram para os agentes econômicos envolvidos nesse agronegócio. Resenhar alguns deles (no caso cinco) pretende, sobretudo, colaborar para que a agenda de decisões, para 2022, esteja relativamente conectada com tais novos conhecimentos, sem, porém, ter a pretensão em esgotá-los.

Em 2021, na primeira das lições, restou claríssimo que a agropecuária brasileira possui um de seus alicerces fincados em barro: a enorme dependência internacional dos insumos (fertilizantes e defensivos). Para agravar a situação atual, há alguns anos foram descontinuados investimentos na produção de amônia empregando o gás natural (essencial na produção de ureia) e na extração de potássio (parceira com os ermanos argentinos1). Ademais, as transnacionais do setor de agroquímicos centralizaram, no passado, a geração de novas moléculas em suas matrizes, fazendo do Brasil (campeão mundial na produção e exportação de inúmeros itens do agronegócio) território totalmente retardatário na adoção das inovações geradas nos laboratórios dessas transnacionais. Em contrapartida, há enorme esforço nacional no desenvolvimento de bioinsumos. Trata-se de agroindústria nascente, com formidável potencial de crescimento e que surge bafejada pelo incentivo da coqueluche empresarial denominada ESG (sigla para Ambiente, Social, Governança).

A segunda lição consiste na relevância que possui para a cafeicultura um eficiente e competitivo mercado de seguros rurais. Após prolongada estiagem, temperaturas médias elevadas (dia e noite) e consecutivas geadas, trouxeram danos consideráveis as lavouras de arábica, especialmente da mogiana paulista, cerrado mineiro e, de menor magnitude, no sul de minas. Levantamento efetuado nos cinturões cafeeiros paulistas concluiu que 32% da área produtiva havia sido impactada, promovendo perdas econômicas relevantes aos cafeicultores2.

Os seguros rurais, em suas várias modalidades, têm por intuito garantir a produção (parque produtivo e/ou colheita estimada). Dificilmente um cafeicultor tecnificado desembolsa menos de R$25.000,00/ha ao ano para conduzir seu ano cafeeiro, ou seja, numa produtividade média de 30 sacas/ha temos um custo unitário estimado de R$833,33/sc! Computando-se o custo da contratação de uma apólice de seguro para a lavoura, associado ao abatimento do prêmio decorrente das subvenções federal e estadual (caso paulista), o desembolso pela apólice não alcança, sequer, metade do custo de produção de uma saca! A percepção de que os seguros formam o mais infinitesimal dos custos de produção precisa estar definitivamente incorporada pelos consultores que atuam junto aos cafeicultores. Fazendo eco a essas diretivas, em São Paulo, a cafeicultura, em 2021, foi a lavoura que evoluiu na formalização de apólices de seguro (17,23%) dentre o leque de atividades agropecuárias conduzidas no território (-0,16%) (Tabela 1).


Últimas postagens
28/09/2016
Safra 2016/2017
Leia mais
Seta para direita
30/11/2016
Adolfo Ferreira é reeleito presidente da BSCA
Leia mais
Seta para direita
22/12/2016
Em busca das origens do café especial sul mineiro
Leia mais
Seta para direita
Ícone de Check

Últimas notícias

Ver Todas
imagem representativa

O cafeeiro é resiliente aos estresses climáticos?

ícone calendário 19.12.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Flor estrelinha: um tema que desperta, em todo ano de calor e seca, a curiosidade do cafeicultor

ícone calendário 01.11.2023 ícone de compartilhar

A presença de estrelinhas nas lavouras de café é um aviso, uma resposta das plantas ao clima adverso de que algo está fugindo da normalidade

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Importância da irrigação para garantia do bom pegamento da florada do cafeeiro arábica

ícone calendário 18.10.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Florada do café: Temperaturas elevadas podem prejudicar o pegamento

ícone calendário 17.08.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Podas do cafeeiro arábica

ícone calendário 19.07.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Clima: mais chuva e temperatura abaixo da média marcam período

ícone calendário 06.06.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Estratégia para estimular o crescimento de raízes do cafeeiro no inverno

ícone calendário 19.04.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Análise foliar de café

ícone calendário 31.01.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita