X
Banner da noticia
Ícone de calendário
04/10/2022
Ícone de coração
Dra Paula Santini
Amostragem de solo

Dentro do processo produtivo do café ou de qualquer cultura, uma etapa de extrema relevância é a recomendação de corretivos e fertilizantes, e para que ela atinja o seu objetivo deve-se conhecer a fertilidade do solo no qual será ou está implantada a produção. Para a determinação da fertilidade do solo, uma característica das amostras simples comumente desprezada é o seu volume, que apresenta relação com o número de amostras coletadas para formar uma amostra composta representativa.

 

Existem duas formas de amostras: as simples, que são aquelas coletadas de forma individual e em pontos escolhidos ao acaso dentro de  cada unidade de amostragem (talhão homogêneo) da lavoura (RAIJ, 2017), e as compostas, que são formadas pela mistura homogênea de um número predefinido de amostras  simples de pequeno volume (CLINE, 1944).

 

Para conhecer a fertilidade do solo é indispensável a análise química obedecendo os critérios técnicos de coleta, ou seja, coletar o solo na projeção da saia, de ambos os lados da rua, com um mínimo de 20 subamostras por gleba homogênea quanto ao solo, idade, variedade e espaçamento.


Para a amostragem de solo na cultura do café geralmente são coletadas, ao acaso, 20 amostras simples de solo sob a copa de cafeeiros distribuídos na unidade de amostragem, visando formar    uma amostra composta representativa (GUARÇONI, 2016). E, antes da implantação da lavoura, é importante efetuar amostragem de 0 a 20 cm e outra de 20 a 40 cm na mesma perfuração, o que permite a orientação sobre a necessidade de um manejo diferenciado de correção indispensável ao sucesso na formação.

 

A prática de retirar amostras de solo para a realização de análises deve ser realizada de forma anual na cafeicultura e é importante que, em lavouras de produção, seja realizada antes da arruação (caso esse tipo de trato cultural ainda seja utilizado), com um intervalo de pelo menos 60 dias após a última adubação potássica (de maio a agosto). Caso contrário, pode-se resultar em adubações e calagens incorretas, com prejuízos econômicos e ambientais. No entanto, de acordo com o nível tecnológico e com as particularidades de cada região, pode-se realizar a amostragem em outra época ou, ainda, mais de uma amostragem por ano.

 

Para a realização da coleta das amostras existem várias ferramentas que podem vir a ser usadas, variando de acordo com o nível tecnológico e a realidade do produtor. Podem ser utilizados desde enxadões até trados motorizados ou furadeiras elétricas. Nenhum dos equipamentos pode ser determinado como o mais adequado para uso, porém deve ser ressaltado que a ferramenta utilizada deve ser de boa qualidade e não pode soltar partículas no solo que venham a comprometer a realidade da amostra. Algumas ferramentas permitem que a amostra seja retirada com menor esforço físico e em menor tempo, como os trados, que ainda permitem que sejam sempre coletadas amostras com um mesmo volume. Existem vários tipos de trados, como o trado holandês, ideal para a coleta em solos que possuem textura de média a argilosa, devendo ser utilizado úmido para que as partículas fiquem aderidas, ou o trado de caneca, que pode ser utilizado para a coleta em todos os tipos de solo, sendo mais adequado para solos que possuem textura leve ou argilosos que estejam mais secos (GUARÇONI, 2007). Caso se utilize para a coleta o enxadão, ou até mesmo a cavadeira, deve-se cavar um buraco de modo  que se retire todo o solo dele e, a seguir, realizar a coleta de uma fatia de cima para baixo do solo de maneira uniforme.

 

Após ter realizada a coleta, o recipiente que for utilizado para a homogeneização das amostras simples deve estar livre de qualquer partícula ou substância que possa vir a comprometer a amostra composta final. Para encaminhar a amostra ao laboratório, ela deve estar bem identificada com informações necessárias para que não haja confusões, assim como para posterior interpretação e recomendações técnicas de seus resultados.

 

 

Fonte:

CLINE, M.G. Principles of soil sampling. Soil Science, v.58, n.4, p.275-288, 1944.

 

GUARÇONI, A.; ALVAREZ V., V.H.; NOVAIS, R.F.; CANTARUTTI, R.B.;   LEITE, H.G.;   FREIRE, F.M. Diâmetro de trado necessário à coleta de amostras num cambissolo sob plantio direto ou sob plantio convencional antes ou depois   da aração. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v.31, n.5, p.947-959, 2007.

 

RAIJ, B. Fertilidade    do    solo    e    manejo    de nutrientes. Piracicaba: International Plant Nutrition Institute, 2017. 420 p.

 

 

Últimas postagens
28/09/2016
Safra 2016/2017
Leia mais
Seta para direita
30/11/2016
Adolfo Ferreira é reeleito presidente da BSCA
Leia mais
Seta para direita
22/12/2016
Em busca das origens do café especial sul mineiro
Leia mais
Seta para direita
Ícone de Check

Últimas notícias

Ver Todas
imagem representativa

O cafeeiro é resiliente aos estresses climáticos?

ícone calendário 19.12.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Flor estrelinha: um tema que desperta, em todo ano de calor e seca, a curiosidade do cafeicultor

ícone calendário 01.11.2023 ícone de compartilhar

A presença de estrelinhas nas lavouras de café é um aviso, uma resposta das plantas ao clima adverso de que algo está fugindo da normalidade

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Importância da irrigação para garantia do bom pegamento da florada do cafeeiro arábica

ícone calendário 18.10.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Florada do café: Temperaturas elevadas podem prejudicar o pegamento

ícone calendário 17.08.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Podas do cafeeiro arábica

ícone calendário 19.07.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Clima: mais chuva e temperatura abaixo da média marcam período

ícone calendário 06.06.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Estratégia para estimular o crescimento de raízes do cafeeiro no inverno

ícone calendário 19.04.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Análise foliar de café

ícone calendário 31.01.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita