X
Banner da noticia
Ícone de calendário
18/10/2021
Ícone de coração
Dra Paula Santini
Tecnologia de aplicação

A garantia de resultados satisfatórios na aplicação se dá por base na definição correta do problema fitossanitário, bem como a indicação do produto ideal, em doses adequadas, no momento e na forma mais adequada para pulverizar, pois só funciona o produto que atingir o alvo certo na quantidade e distribuição adequada. 

Muitos fatores interferem na qualidade da aplicação de algum produto, sendo eles:

- A cultura: é necessário conhecer detalhes sobre a cultura em que será realizada a aplicação - o espaçamento de plantio, a altura da planta, o nível de enfolhamento e o estádio de desenvolvimento (florada, chumbinho, pré-colheita, pós-colheita). Esses detalhes serão importantes para a definição do volume de calda que será aplicado e da melhor técnica de aplicação. A topografia do talhão também será decisiva para a escolha adequada da forma e dos meios de aplicação.

- Problema fitossanitário: é importante conhecer exatamente o problema fitossanitário a ser controlado, o nível de dano que justifica iniciar o controle e as características do ciclo biológico para a tomada de decisão correta.


Foto: A esquerda ramo atacado por bactéria e a direita ramo atacado por Phoma, doenças que causam morte de ramos e são confundidas a campos.


Foto: Sintoma de bactéria na lavoura 


Foto: Sintoma de Phoma na lavoura 


- O produto: O conhecimento do produto é importante para definir a dosagem a ser utilizada, dentro do intervalo definido na bula do produto, suas características e o local adequado em que ele deve ser aplicado. Ou seja, conhecendo o produto é possível definir o alvo químico da aplicação. Entre as características dos produtos é necessário conhecer: 

a) Modo de ação: Contato, mesostêmico ou de ação translaminar, sistêmico e capacidade de deslocamento (apoplástico ou simplástico) 

 Foto: Ovos de bicho mineiro antes da eclosão e após, onde já se apresentam as minas, mostrando a importância de se escolher um produto ovicida e sistêmico/translaminar para controle dos ovos e da lagarta.


Foto: A lagarta, quando completa o ciclo, tece um fio até o terço inferior da planta e vai para fase de pupa. Isso ocorre também em folhas no solo, o que dificulta muito a tecnologia de aplicação, necessitando nesse caso de um produto de choque com uma formulação oleosa (EC ou CE) para melhor contato com essa fase da praga.