X
Banner da noticia
Ícone de calendário
22/02/2022
Ícone de coração
José Donizeti Alves
Bienalidade do café arábica deve sofrer descontinuidade este ano

A sensação que tenho, após dois anos de intensos reveses climáticos na cafeicultura, é que estamos vivenciando dias de calmaria no campo. Desde outubro as chuvas voltaram; no início de janeiro, passamos por um período de precipitações volumosas que chegaram a preocupar, mas não se configuraram como estresse hídrico marcante e os famosos veranicos que normalmente ocorrem em janeiro e fevereiro não apareceram. O último Boletim de Avisos Fitossanitários (e climáticos) do Procafé, destacou que “não há déficit hídrico nas lavouras das regiões do Sul de Minas, do Triângulo Mineiro / Alto Paranaíba e da Mogiana - SP. Pelo contrário, configuram-se excedentes hídricos consideráveis e as temperaturas médias do ar ficaram abaixo das médias históricas em janeiro”.

Com o clima favorável e a retomada dos tratos culturais, os ramos dos cafeeiros continuaram a crescer em taxas superiores àquelas esperadas para o período, e com o enfolhamento ativo as lavouras recuperaram sua área foliar. Com as folhas jovens se desenvolvendo mais rápido, as folhas agora maduras (fonte) atingiram mais precocemente sua funcionalidade e passaram a produzir reservas de carboidratos que geraram excedentes de energia, cruciais para uma boa granação do fruto (dreno). Vários consultores relatam que os frutos estão bem formados e com a casca fina. Com isso as sementes estão aumentando em tamanho e peso, o que irá refletir em uma melhor renda do café a ser colhido este ano.

Todavia, um aumento expressivo na produção só deve ser esperado quando  ocorrerem, significativamente: (i) aumento do número de ramos plagiotrópicos; (ii) aumento do número de nós; (iii) aumento do número de frutos em cada nó e (iv) aumento do peso e do tamanho da semente. Entretanto, convém esclarecer que a contribuição ou o peso de cada um desses quatro componentes para o aumento da produção, não gira em torno de 25%. Melhorias no peso das sementes do café por exemplo, obviamente contribuem para aumentar a produção, mas em uma escala bem menor, variando de 10 a 15%.

Olhando por outro ângulo, considerando que os três primeiros componentes da equação foram fortemente afetados pelas péssimas condições climáticas, é lícito considerar que a produção desse ano não deva sofrer aumento em relação à do ano passado. Muitos analistas consideram até mesmo, que deve haver uma queda na quantidade de café a ser produzido. Entretanto, não se deve desprezar a resiliência do cafeeiro, em resposta à melhoria do clima e do efeito residual da bienalidade que deveria passar de negativa para positiva. Portanto, por conta do quarto componente (tamanho e peso da semente) é possível haver um pequeno aumento na produção, masb, proporcional às forças da fonte e do dreno. 

Nessa altura, o leitor desse artigo deve estar se indagando: se o clima no ano passado foi tão ruim para cafeicultura, por que não vai refletir em queda na produção deste ano? Não podemos esquecer que, dado a bienalidade da cultura do café, o volume da produção anterior tende a influenciar o da próxima. Daí, seria sensato, comparar os anos, segundo sua bienalidade (se negativa ou positiva). Portanto, mesmo que as forças da fonte e do dreno levem a um pequeno aumento da produção este ano, se compararmos essa perspectiva de safra, com a que foi colhida no último ano de bienalidade positiva (48,74 milhões de sacas - CONAB 2020), a produção do café arábica deverá ser cerca de 1/3 menor do que a potencialmente esperada para um ano par, caso houvesse uma safra cheia. Esse raciocínio foi o que me levou a considerar que o ciclo de baixa e alta produção deve ser quebrado e teremos dois anos consecutivos de safra baixa, 2021 e 2022.


Últimas postagens
28/09/2016
Safra 2016/2017
Leia mais
Seta para direita
30/11/2016
Adolfo Ferreira é reeleito presidente da BSCA
Leia mais
Seta para direita
22/12/2016
Em busca das origens do café especial sul mineiro
Leia mais
Seta para direita
Ícone de Check

Últimas notícias

Ver Todas
imagem representativa

O cafeeiro é resiliente aos estresses climáticos?

ícone calendário 19.12.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Flor estrelinha: um tema que desperta, em todo ano de calor e seca, a curiosidade do cafeicultor

ícone calendário 01.11.2023 ícone de compartilhar

A presença de estrelinhas nas lavouras de café é um aviso, uma resposta das plantas ao clima adverso de que algo está fugindo da normalidade

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Importância da irrigação para garantia do bom pegamento da florada do cafeeiro arábica

ícone calendário 18.10.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Florada do café: Temperaturas elevadas podem prejudicar o pegamento

ícone calendário 17.08.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Podas do cafeeiro arábica

ícone calendário 19.07.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Clima: mais chuva e temperatura abaixo da média marcam período

ícone calendário 06.06.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Estratégia para estimular o crescimento de raízes do cafeeiro no inverno

ícone calendário 19.04.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Análise foliar de café

ícone calendário 31.01.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita