X
Banner da noticia
Ícone de calendário
19/04/2023
Ícone de coração
Prof. José Donizeti Alves
Estratégia para estimular o crescimento de raízes do cafeeiro no inverno

O café arábica apresenta flutuações sazonais de crescimento, frequentemente associadas a fatores climáticos limitantes, que prevalecem em cada região de cultivo. Agora por exemplo com a chegada do inverno, o padrão de crescimento da parte aérea vai sofrer profundas transformações. Com o frio, as quedas no crescimento de ramos e folhas, que iniciaram neste mês de abril, vão se intensificar a partir de maio, alcançado taxas negligenciáveis em junho, julho e agosto. A retomada do crescimento ativo somente deverá ocorrer com a chegada das chuvas e após a elevação das temperaturas no começo de setembro.

Em 1991, o Prof. Alemar Braga Rena (UFV) orientou uma tese de doutorado (1), da qual participei como co-orientador, que teve por objetivo caracterizar a influência de diferentes fontes de nitrogênio (nitrato e ureia) aplicadas no inverno, da remoção dos frutos e da extensão do fotoperíodo sobre o ritmo de crescimento do cafeeiro irrigado, em Viçosa. Os resultados dessa pesquisa mostraram que esse padrão de crescimento; rápido na estação quente e chuvosa (setembro a março) e de baixa atividade na estação seca fria (março-setembro); não se modificou com a irrigação, com o fotoperíodo e com a carga de frutos. 

Particularmente sobre a adubação com N no período do frio, foi verificado que ela, embora não evitasse a queda no crescimento da parte aérea no outono e nem tão pouco impedisse o repouso vegetativo do cafeeiro no inverno, manifestou-se positivamente na retomada de crescimento na primavera, induzindo maiores taxas de crescimento de ramos e folhas até meados de dezembro, em relação às plantas que não receberam o N adicional (Figura 1). O mais provável é que o ritmo de crescimento da parte aérea do café acompanhe o ritmo das temperaturas. Ao que tudo indica, a queda no crescimento do cafeeiro na época fria, está ligada às temperaturas mínimas do ar, próximas a 14°C, mesmo por um intervalo curto de tempo. 


Figura 1. Linhas de tendências das taxas de crescimento de ramos e folhas de cafeeiros supridos ou não com nitrogênio no inverno. (Adaptado de Amaral, 1991).

Para explicar a efetividade da adubação nitrogenada de inverno, foi realizado também estudos da assimilação do nitrogênio, mediante análise da atividade da redutase do nitrato nas folhas e radicelas (Figura 2). Os resultados revelaram que nas folhas, o fenômeno mais marcante foi o desaparecimento da atividade da enzima a partir de meados de maio, permanecendo dessa maneira até o final de agosto, independentemente do N adicional no inverno. A partir de setembro, a assimilação foliar do N em cafeeiros que receberam o N no inverno, foi mais que o dobro daquela observada nos cafeeiros que não foram adubados com N no frio. 

Por outro lado, nas raízes, a atividade da enzima permaneceu significativamente elevada no outono, inverno e primavera com o suprimento adicional de nitrogênio. Nas plantas-testemunha, a atividade nas raízes decresceu rápida e progressivamente até fins de julho. Na sequência ela aumentou, mas não atingiu o nível das plantas adubadas com N no inverno. 


Figura 2. Linhas de tendências das atividades da redutase do nitrato em folhas e radicelas de cafeeiros supridos ou não com nitrogênio no inverno. (Adaptado de Amaral, 1991).

Como a temperatura do solo, ao contrário da do ar, dificilmente caiu abaixo de 15°C e normalmente permanecesse acima de 17°C em boa parte do dia, ficou evidente que a adição de N no inverno, favorecida pela água de irrigação e por temperaturas mais favoráveis do solo, estimulou a síntese/atividade da redutase do nitrato nas raízes e manteve o sistema radicular mais ativo durante todo o período de frio. Estes resultados mostram que a adubação nitrogenada de inverno, visa unicamente a manutenção do desenvolvimento radicular no período frio, o que levaria um maior desenvolvimento inicial da parte aérea no início do verão. 

Corroborando com esses resultados, pesquisas coordenadas pelo Dr. Paulo Tácito Gontijo Guimarães (EPAMIG) em Patrocínio – MG (2), revelaram que, numa média de quatro safras avaliadas, as adubações realizadas completamente no inverno ou, em maior proporção no inverno com o restante no verão, além de melhorar o enfolhamento da planta, proporcionaram por conta do crescimento antecipado das raízes, maiores produtividades dos cafeeiros do que aqueles com adubações realizadas tradicionalmente no verão.  

Os efeitos da adubação com N no inverno permitem refazer as interações nitrogênio-cafeeiro-clima dentro de uma linha do tempo (Figura 3). A adubação nitrogenada no inverno ativa a assimilação de N nas raízes. Os metabólitos nitrogenados acumulados estimulam a atividade radicular e o lançamento de radicelas, sem favorecer, contudo, o crescimento da parte aérea que está limitado pelas baixas temperaturas. Com a chegada das chuvas e com o aumento da temperatura no início da primavera e, em função de um crescimento antecipado das raízes, ocorre um imediato aporte de água, nutrientes e metabólitos nitrogenados para a parte aérea, promovendo um vigoroso crescimento de ramos, folhas e emissão de entrenós.


Figura 3. Linha do tempo dos efeitos da adubação nitrogenada de inverno no crescimento de raízes e parte aérea do cafeeiro.  

É fato que até então, muitos cafeicultores não adotam a estratégia de antecipar parte da adubação nitrogenada para o período de inverno, seja por desconhecimento ou por resistência natural às mudanças de hábito. No entanto, os dados das pesquisas e os depoimentos daqueles que a adotam, mostram que ela é uma alternativa viável, segura e lucrativa porque, além de aumentar a produção, equilibra as relações fonte-dreno, estimulando o crescimento radicular justamente quando a planta paralisa o desenvolvimento da parte aérea.

Se não bastassem as vantagens fisiológicas e econômicas, resta ainda o argumento de que depois da adubação, são necessários quase um mês para elevar o teor de N nas folhas e o cafeeiro passe a usufruir de seus benefícios. Portanto, ao antecipar o fornecimento de nitrogênio, a parte aérea do cafeeiro, tão logo as condições climáticas permitam e a fotossíntese volte a aumentar, vai encontrar à sua disposição, metabólitos orgânicos nitrogenados prontamente disponíveis para participar dos eventos fisiológicos da época. Essa rápida e intensa retomada do crescimento vegetativo faz com que a lavoura retorne do período seco com mais vigor. Outras vantagens de se antecipar a adubação nitrogenada pode ser conferida nos textos de: Dr. Davi Moscardini, Adubação nitrogenada de inverno_uma abordagem científica e do Eng. Agron. Maciel Carlos onde ele destaca que “é visível a rápida recuperação das plantas logo que se inicia o período chuvoso e consequente reforço na produção - Nitrogenada de inverno cafeeiro

Finalizando, esta técnica que está sendo preconizada, não implica em adicionar maiores quantidades de nitrogênio além daquilo que foi recomendado. Alguns consultores e técnicos, recomendam antecipar para o inverno, o primeiro parcelamento da adubação, justamente para repor, na pré e pós-florada, a alta quantidade de N remobilizada pelos frutos da safra anterior e garantir um bom vingamento da florada e pegamento dos frutos. Alternativamente, o cafeicultor pode adicionar no inverno, fertilizantes de liberação lenta ou controlada ou o nitrato e até mesmo o sulfato de amônio e a ureia na dose de 80 a 100 Kg de N por exemplo, descontando a dose aplicada na última parcela após a granação (quando a demanda por nitrogênio pelo cafeeiro diminui), haja visto que nessa época, ele já tenha colocado, como recomendado, 75% do adubo programado. Para maiores detalhes sobre fonte, dose e época, consulte as literaturas especializadas e fale com seu consultor, técnico ou engenheiro agrônomo.  

(1) AMARAL, J. A. T. Crescimento vegetativo estacional do cafeeiro e suas inter-relações com fontes de nitrogênio, fotoperíodo, fotossíntese e assimilação de nitrogênio. 1991. 139 f. Tese (Doutorado) Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 1991.

(2) Kaio Gonçalves de Lima Dias; Paulo Tácito Gontijo Guimarães; Thiago Henrique Pereira Reis; César Henrique Caputo de Oliveira. ADUBAÇÃO DE INVERNO PARA A CULTURA DO CAFEEIRO. VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil. 25 a 28 de novembro de 2013, Salvador – BA.


Contato:

Prof. José Donizeti Alves / FisioCafé Consultoria e Palestras Ltda

fisiocafeconsult@gmail.com / Celular - (35) 99200-6703     

Últimas postagens
28/09/2016
Safra 2016/2017
Leia mais
Seta para direita
30/11/2016
Adolfo Ferreira é reeleito presidente da BSCA
Leia mais
Seta para direita
22/12/2016
Em busca das origens do café especial sul mineiro
Leia mais
Seta para direita
Ícone de Check

Últimas notícias

Ver Todas
imagem representativa

O cafeeiro é resiliente aos estresses climáticos?

ícone calendário 19.12.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Flor estrelinha: um tema que desperta, em todo ano de calor e seca, a curiosidade do cafeicultor

ícone calendário 01.11.2023 ícone de compartilhar

A presença de estrelinhas nas lavouras de café é um aviso, uma resposta das plantas ao clima adverso de que algo está fugindo da normalidade

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Importância da irrigação para garantia do bom pegamento da florada do cafeeiro arábica

ícone calendário 18.10.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Florada do café: Temperaturas elevadas podem prejudicar o pegamento

ícone calendário 17.08.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Podas do cafeeiro arábica

ícone calendário 19.07.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Clima: mais chuva e temperatura abaixo da média marcam período

ícone calendário 06.06.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Estratégia para estimular o crescimento de raízes do cafeeiro no inverno

ícone calendário 19.04.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Análise foliar de café

ícone calendário 31.01.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita