O cafeeiro é resiliente aos estresses climáticos?
Ver mais
A Associação dos Produtores de Cafés Especiais de Cabo Verde (Assprocafé) promoveu, no dia 12 de novembro, o 1º Festival da Terra dos Cafés Especiais com o apoio da prefeitura e empresas e cooperativas parceiras.
O evento contou com concursos de qualidade da bebida, desfile e shows com artistas locais. Quem compareceu ao local pôde prestigiar o 1º Festival Gastronômico da Terra do Café, o 9º Concurso de Qualidade dos Cafés Especiais de Cabo Verde, o 2º Concurso do Terroir da Região Vulcânica e o 1º Desfile de Moda da Terra do Café.
No 9º Concurso de Qualidade dos Cafés Especiais de Cabo Verde, os vencedores em cada categoria foram: Gustavo Assis Moreira, com uma amostra de 86,5 pontos na Categoria Cereja Descascado, e Edilene Ferreira, com uma amostra de 90 pontos na Categoria Cereja Natural.
No 2º Concurso do Terroir da Região Vulcânica, os vencedores na Categoria Natural foram Adolfo Henrique , meu assistido da Fazenda Passeio, que levou o 1º lugar com uma amostra de 90 pontos, e Agro Fonte Alta, também minha assistida, que levou o 3º lugar com uma amostra e 86, 40 pontos. Além disso, a Agro Fonte Alta foi a campeã na Categoria Cereja descascado, com uma amostra de 86,65 pontos.
Na foto: Léo Custodio (Agro Fonte Alta), Adolfo, sua família e equipe da Fazenda Passeio, Mariana Proença (jornalista especializada em café) e Guy Carvalho
“Gostaria de parabenizar todos os vencedores, em especial meus assistidos e equipe das Fazendas pelo excelente trabalho que vem realizando. Com certeza, essa premiação vem para coroar toda dedicação e empenhos diária na produção de cafés cada vez mais especiais”, disse Guy.
A presença de estrelinhas nas lavouras de café é um aviso, uma resposta das plantas ao clima adverso de que algo está fugindo da normalidade
Ver maisVer mais