O cafeeiro é resiliente aos estresses climáticos?
Ver mais
Pertencente a ordem Lepdoptera, a lagarta-rosca é uma praga polífaga, ou seja, se alimenta de várias culturas. Se aloja sob o solo durante o dia e a noite sai para se alimentar. O ambiente favorável à sua sobrevivência é solo úmido com boa quantidade de matéria orgânica. A fase de lagarta pode variar de 34 a 64 dias dependendo das condições climáticas da área. Quando adulta é uma mariposa e a fêmea pode colocar em média 1000 ovos, o que justifica a importância do controle.
No cafeeiro, nas mudas recém plantadas, as lagartas menores se alimentam das folhas rentes ao solo, enquanto as maiores se alimentam do próprio caule, rompendo os vasos condutores e ocasionando a morte das plantas. Em plantas mais desenvolvidas, podem provocar o sintoma de “coração morto”, abrindo galerias no caule.
O produtor deve se atentar aos tipos de plantas daninhas e culturas intercalares, pois podem servir de alimento para a praga, favorecendo sua sobrevivência na área por mais tempo.
Autora: Denise Souza, estudante de Agronomia e estagiária do Guy Carvalho
A presença de estrelinhas nas lavouras de café é um aviso, uma resposta das plantas ao clima adverso de que algo está fugindo da normalidade
Ver maisVer mais