O cafeeiro é resiliente aos estresses climáticos?
Ver mais
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o café é considerado uma paixão nacional, uma vez que é consumido por nove a cada dez brasileiros com mais de 15 anos. Para além da delícia de consumi-lo e dos bons momentos e prosas tomando uma xícara de café, o ouro verde, como ficou historicamente conhecido, foi e ainda é um dos principais produtos geradores de receitas e impulsionador da economia. Por décadas, mantemos o título de maior produtor e exportador de café verde do mundo, com cerca de 50 milhões de sacas em 2,3 milhões/ha.
A história econômica do nosso país nos mostra que o café foi o grande motor de crescimento da economia brasileira entre o último quarto do século XIX e o final da década de 1920, e hoje está entre os dez principais produtos exportados. Ao longo dos séculos, deixou de ser um artigo de luxo para se enraizar completamente em nossa cultura e ao consumo cotidiano das pessoas, sendo um grande impulsionador da dinâmica econômica interna e expansor das receitas das exportações do Brasil. Além disso, a atividade cafeeira possui capacidade de absorver mão de obra e atrair investimentos internacionais, o que faz com que o café seja dos produtos mais importantes para o desenvolvimento do país.
Minas Gerais é o estado que mais produz café no Brasil e responde por metade da produção brasileira, cerca de 20% do total mundial. A cadeia produtiva no estado é responsável pela geração milhões de empregos, desde a produção de insumos até o preparo para consumo. As lavouras contribuem com geração de divisas, renda e qualidade de vida para as pessoas envolvidas. Durante a colheita, o setor emprega milhares de pessoas e gera renda direta e indiretamente, já que a atividade aquece também outros setores da economia nos municípios produtores.
“Em 14 de abril comemoramos o Dia Mundial do Café, data criada com o intuito de promover a indústria cafeeira e homenagear os cafeicultores. Gostaria de cumprimentar todos que se dedicam diariamente para que o tão amado cafezinho possa estar diariamente na nossa mesa. São muitas pessoas envolvidas em toda a cadeia, desde a produção até a xícara, e todas merecem nossa homenagem no dia de hoje”, disse Guy.
A presença de estrelinhas nas lavouras de café é um aviso, uma resposta das plantas ao clima adverso de que algo está fugindo da normalidade
Ver maisVer mais