O cafeeiro é resiliente aos estresses climáticos?
Ver mais
A cultivar Oeiras surgiu do cruzamento do Caturra Vermelho com o Híbrido de Timor, geração F6. É uma planta resistente a ferrugem Hemileia vastatrix Berk. et Br., muito comum na região do Sul de Minas e que apresenta produtividade média semelhante à do Catuaí Vermelho. Possui porte baixo e copa cônica, com altura e diâmetro de copa ligeiramente inferiores quando comparadas ao Catuaí Vermelho. Aos 12 anos de idade, alcançam uma altura média de 2,58m e diâmetro médio de copa de 1,65m no terço inferior (EPAMIG, 1999).
Apresenta alto vigor vegetativo, com as folhas novas de coloração bronze e maturação uniforme. Possui frutos maduros e vermelhos. A qualidade sensorial da bebida também é bem semelhante à do Catuaí.
Seu plantio é indicado para as regiões do Triângulo Mineiro e Zona da Mata. Por sua resistência a ferrugem e seu porte e arquitetura, pode ser utilizada em plantios adensados com espaçamento de 2 a 2,5m entre linhas e de 0,5 a 0,7m entre plantas.
Fonte: EPAMIG, 1999. Oeiras- MG 6851: Nova cultivar de café para Minas Gerais. Consórcio Pesquisa Café - Oeiras
A presença de estrelinhas nas lavouras de café é um aviso, uma resposta das plantas ao clima adverso de que algo está fugindo da normalidade
Ver maisVer mais