O cafeeiro é resiliente aos estresses climáticos?
Ver mais
O Dia de Campo na Fazenda Santa Cruz aconteceu no dia 12 de março e foi realizado em parceria com a Grão de Ouro e a Bayer. No evento, Guy Carvalho conduziu um bate papo entre os participantes sobre “Manejo racional de plantas daninhas em lavouras de café.”
Novas tecnologias foram apresentadas e discutidas durante o encontro, que teve como principais temas a sustentabilidade e a importância da inovação para se conseguir resultados diferentes dos já conhecidos. Nesse contexto, Guy abordou práticas que fazem parte do dia a dia da Fazenda Santa Cruz, como compostagem orgânica e utilização da braquiária como cultura de cobertura para o solo.
Os participantes puderam conhecer uma área da Fazenda para observar na prática como funciona o manejo da braquiária e os cuidados realizados no plantio, pois é necessário que ela seja mantida apenas na entrelinha do café para que não ocorra competição severa com a lavoura, com perdas significativas para o cafeeiro. Além disso, conheceram também a tecnologia utilizada pela Fazenda para manter a barra da saia do cafeeiro limpa - o Alion, um herbicida pré-emergente que age impedindo o nascimento das ervas daninhas e permite que o produtor possa escolher o local onde não deseja a presença de mato, fazendo assim o manejo de acordo com a realidade da sua lavoura.
“Agradeço a Fazenda Santa Cruz pelo apoio e parceria forte, especialmente a Josiani por acreditar em meu trabalho. Agradeço também a Grão de Ouro, que sempre busca levar inovações aos produtores e realiza um acompanhamento de perto das tecnologias recomendadas, e a Bayer, aqui representada pelo Américo, pelo apoio no compartilhamento de novas tecnologias”, disse Guy.
A presença de estrelinhas nas lavouras de café é um aviso, uma resposta das plantas ao clima adverso de que algo está fugindo da normalidade
Ver maisVer mais