O cafeeiro é resiliente aos estresses climáticos?
Ver mais
A Illy café é grande torrefadora italiana, especializada na comercialização de café especial e reconhecida internacionalmente como uma das empresas mais éticas do mundo. Trata-se de uma das grandes compradoras de cafés do Brasil que ainda promove um importante concurso de qualidade. “Esse curso é fundamental para incentivar a produção de cafés especiais nas diversas regiões brasileiras. Uma ação na qual todos ganham, pois aumenta o mercado para a empresa e também melhora as condições comerciais dos produtores.”, explica Guy Carvalho.
Ao incentivar a produção de cafés cada vez mais qualificados, a Illy, consequentemente, incentiva técnicas de produção sustentáveis, sempre valorizando o produtor. E foi justamente este o foco das discussões realizadas durante a visita à fazenda que é modelos de sustentabilidade.
Os técnicos Alessandro Bucci, Luca Turello, Francesca Pellis, Sérgio D`alessandro, Cesar Candiano e Marcio Reis representaram a Illy e tiveram a oportunidade de conhecer todos os detalhes do manejo racional desenvolvidos pela Fazenda Passeio.
Guy Carvalho, como agrônomo responsável pela Fazenda Passeio, acompanhou visita ao lado de Adolfo Ferreira, proprietário da fazenda e Presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais. Segundo Carvalho, os técnicos conheceram as seguintes medidas sustentáveis:
Carvalho ainda destaca que os técnicos, sempre muito interessados, passaram por várias glebas da fazenda. “Assim eles puderam constatar os efeitos práticos das ações sustentáveis que desenvolvemos na propriedade, uma vez que em todas as glebas visitadas possuem potencial de mais de 80 sc/há e apresentam excelente desenvolvimento e ótimo vigor.”, concluiu o agrônomo.
A presença de estrelinhas nas lavouras de café é um aviso, uma resposta das plantas ao clima adverso de que algo está fugindo da normalidade
Ver maisVer mais