X
Banner da noticia
Ícone de calendário
31/03/2020
Ícone de coração
Dra Paula Santini
Fenologia do cafeeiro

Costumo dizer que a planta de café é um vegetal sensacional biologicamente falando, pois os cafés da espécie Coffea arábica apresentam uma sucessão de fases vegetativas e reprodutivas que ocorrem em aproximadamente 2 anos, uma paralela à outra. Essa atividade é diferente da maioria dos vegetais, que emitem as inflorescências na primavera e frutificam no mesmo ano fenológico (CAMARGO; CAMARGO, 2001).

Camargo (2001) criou um modelo bem didático exemplificando a dinâmica vegetativa e reprodutiva do cafeeiro: de setembro a março, a planta tem sua energia voltada em adquirir parte vegetativa e formar gemas vegetativas; de abril a agosto, sua energia está focada em indução, crescimento e dormência de gemas florais. Concomitantemente, de setembro a dezembro se tem a florada, pegamento do grão “chumbinho” e expansão dos frutos; de janeiro a março ocorre a granação dos frutos; de abril a junho a maturação dos grãos; e de julho a agosto, está em repouso e senescência dos ramos.

Figura 1: Vegetação e frutificação do cafeeiro arábica abrangendo seis fases fenológicas durante 24 meses.

A fenologia do cafeeiro arábica tem seu modelo com base nas condições agrometeorologicas do Brasil de forma anual. Esse modelo permite a identificação de quais fases são mais exigentes em água, facilmente disponível no solo, e as que necessitam da ocorrência de intempéries para o condicionamento uma florada abundante.

Com base na dinâmica global do cafeeiro, podemos otimizar a irrigação. Ao iniciar-se a florada, após um aumento do potencial hídrico nas gemas florais maduras, acontece um “choque hídrico”, levando a uma floração indefinida (vide vídeo - Excesso de água no cafeeiro) Segundo RENA e MAESTRI (1985), para uma florada mais uniforme, o cafeeiro deve passar por um período de restrição hídrica seguido de chuva ou irrigação constante. Alta temperatura associada a uma seca severa no início da florada provoca a morte dos tubos polínicos pelo processo de desidratação, ocasionando o abortamento das flores, o que resulta nas conhecidas “estrelinhas”. 

Após a fecundação, vêm os chumbinhos e a expansão dos frutos. Essa etapa compreende os meses de setembro a dezembro. Havendo estiagem forte nessa fase, o estresse hídrico poderá prejudicar o crescimento dos frutos e resultar na ocorrência de peneira baixa. Nessa fase é muito importante que a parte hídrica do cafeeiro esteja em sua capacidade máxima. Os frutos expandem através da teoria da auxina: elas atuam nos genes das células vegetais, estimulando a síntese de enzimas que promovem o amolecimento da parede celular, possibilitando a distensão das células, que se alongam de acordo com a entrada de água.

A fase de granação dos frutos, geralmente nos meses de janeiro, é caracterizada pela solidificação dos líquidos internos, levando a formação dos grãos (vide conteúdo publicado no site pelo Professor José Donizeti Alves - Granação do café). Seca severa nessa fase leva o aparecimento de grãos chochos.

A maturação dos grãos acontece nos meses de abril, maio e junho. Nessa etapa, a evapotranspiração potencial decresce de forma significativa e as deficiências hídricas moderadas levam ao benefício da qualidade do produto. 

De fato, para o cafeeiro, os períodos críticos de deficiência hídrica são os de floração e frutificação até, aproximadamente, a décima oitava semana após a floração, quando as limitações hídricas podem comprometer a produtividade (BONOMO et al., 2008). A utilização de práticas de conservação da umidade do solo ou de irrigação podem ser formas de mitigar os problemas de deficiência hídrica e de incrementos à produção. A irrigação favorece significativamente o desenvolvimento vegetativo e a produtividade do cafeeiro (Coffea arabica L.) (SCALCO et al., 2011).

A irrigação da lavoura cafeeira proporciona maior produtividade anual de café arábica beneficiado em relação à lavoura não irrigada. As irrigações devem se concentrar em duas fases fenológicas importantes para o cafeeiro: florescimento (94,5 mm), no mês de setembro, e maturação (67 mm), no mês de outubro (TOSSANI et al., 2019). A irrigação nas fases fenológicas descritas leva à maior produtividade, rendimento, peneira alta e menos grãos mocas.

Fonte:

BONOMO, R.; OLIVEIRA, L. F. C.; NETO, A. N. S.; BONOMO, P. Produtividade de cafeeiros arábica irrigados no cerrado goiano. Pesquisa Agropecuária Tropical, v. 38, n. 4, p. 233-240, out./dez. 2008.

CAMARGO, A. P.; CAMARGO, M. B. P. Definição e esquematização das fases fenológicas do cafeeiro arábica nas condições tropicais do Brasil. Bragantia, v. 60, n. 1, 65-68, 2001.

TOSSANI, F. C.; SANTINI, P. T.; FILHO, G. C. R.; MENDONÇA, J. M. A. Influência da irrigação na densidade e produtividade de Coffea arabica L. (cv Acaiá). X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil – ISSN: 1984-9249 8 a 11 de outubro de 2019, Vitória – ES.

RENA, A. B.; MAESTRI, M. Fisiologia do cafeeiro. Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v.11, n.126, p.26-40, 1985.

SCALCO, M.S.; ALVARENGA, L.A.; GUIMARÃES, R.J.; COLOMBO, A.; ASSIS, G.A. Cultivo irrigado e não irrigado do cafeeiro (Coffea arabica L.) em plantio superadensado. Coffee Science, v.6, p.193-202, 2011.

Últimas postagens
28/09/2016
Safra 2016/2017
Leia mais
Seta para direita
30/11/2016
Adolfo Ferreira é reeleito presidente da BSCA
Leia mais
Seta para direita
22/12/2016
Em busca das origens do café especial sul mineiro
Leia mais
Seta para direita
Ícone de Check

Últimas notícias

Ver Todas
imagem representativa

O cafeeiro é resiliente aos estresses climáticos?

ícone calendário 19.12.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Flor estrelinha: um tema que desperta, em todo ano de calor e seca, a curiosidade do cafeicultor

ícone calendário 01.11.2023 ícone de compartilhar

A presença de estrelinhas nas lavouras de café é um aviso, uma resposta das plantas ao clima adverso de que algo está fugindo da normalidade

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Importância da irrigação para garantia do bom pegamento da florada do cafeeiro arábica

ícone calendário 18.10.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Florada do café: Temperaturas elevadas podem prejudicar o pegamento

ícone calendário 17.08.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Podas do cafeeiro arábica

ícone calendário 19.07.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Clima: mais chuva e temperatura abaixo da média marcam período

ícone calendário 06.06.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Estratégia para estimular o crescimento de raízes do cafeeiro no inverno

ícone calendário 19.04.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Análise foliar de café

ícone calendário 31.01.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita