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O leilão dos melhores cafés especiais do Brasil, colhidos na safra 2022, rendeu um total de *R$ 1,218 milhão (US$ 238.746,43) em pregão virtual ocorrido na quinta-feira (12), via internet. Assim, ele ofertou os lotes campeões do Cup of Excellence, principal concurso de qualidade do mundo. A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE) é quem realiza o concurso.
Dividido em dois lotes, o café produzido por Antonio Rigno de Oliveira Filho, na Fazenda Tijuco, em Piatã, na Chapada Diamantina, Bahia, teve os dois maiores lances do leilão. Ou seja, primeiro recebeu valor equivalente a *R$ 29.015 por saca de 60 kg (US$ 43 por libra-peso). Enquanto que o segundo a *R$ 28.947 (US$ 42,9 lb-peso). Assim, em conjunto, ambos renderam uma receita total de *R$ 202.862 (US$ 39.769,12).
A título de comparação, esses lances implicam substanciais altas de 2.778% e 2.771%, respectivamente, sobre o fechamento de *R$ 1.008 por saca (US$ 1,4940 lb-peso), no mesmo dia, na Bolsa de Nova York, principal plataforma mundial de comercialização de café. Já o preço médio do leilão ficou em *R$ 8.198 por saca (US$ 12,15 lb-peso), representando incremento de 713% em relação à cotação de NY. Para saber o resultado completo do leilão, clique aqui.
Compradores
Os cinco primeiros lotes adquiridos por empresas de Itália, Grécia e Japão. Eles são considerados presidenciais, portanto, por terem obtido mais de 90 pontos no Cup of Excellence 2022.
“Ter italianos e gregos entre esses compradores pode sinalizar o retorno do consumo de cafés de alta qualidade pelos europeus. Uma tendência que estávamos observando pré-pandemia, que ficou retraída nesses últimos quase três anos”, aponta Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA.
Além disso, ele destaca a grande disputa pelos melhores cafés produzidos no Brasil na safra 2022. “Tivemos 1.614 lances dados, por dezenas de empresas de todo o mundo, em um leilão que durou aproximadamente cinco horas e meia. Isso evidencia que nossos cafés se enquadram, cada vez mais, aos anseios dos maiores e mais exigentes consumidores globais. Entregando diversidade, qualidade e, acima de tudo, sustentabilidade ambiental e social”, conclui.
CUP OF EXCELLENCE
Criado no Brasil, em 1999, o Cup of Excellence é o principal concurso de qualidade para cafés especiais do mundo. E integra as ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido em parceria por BSCA e ApexBrasil.
Atualmente, por meio de cooperação entre a Associação e a ACE, realiza-se a competição em diversos países. Ampliando a procura pelos melhores grãos colhidos em cada safra para comercializarem por meio de leilão internacional.
BRAZIL. THE COFFEE NATION
O projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation” é realizado pela BSCA e pela ApexBrasil com foco na promoção comercial do produto nacional no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos grãos brasileiros em todo o mundo. Além de posicionar o país como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas.
O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.
O projeto visa, ainda, expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.
* Dólar cotado a R$ 5,101, conforme fechamento de 12/01/2023.
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