O cafeeiro é resiliente aos estresses climáticos?
Ver mais
Na terça-feira passada (31/08), aconteceu a reunião bimestral da Sociedade Rural Brasileira (SRB), entidade que busca de soluções e em defesa de pleitos dos produtores rurais para assegurar a valorização, a eficiência e competitividade do agronegócio brasileiro. Estiveram presentes no evento membros do departamento e pessoas que trabalham com café nos diversos segmentos e que fazem parte do grupo.
Guy Carvalho foi convidado para participar do último encontro, que abordou as seguintes pautas:
1. Projeto Carbono - Marcos Matos (CECAFÉ)
2. Áreas preservadas de café no Brasil - Manoel Correia do Lago
3. Geada:
- Impacto e Previsão de Safra - 2022 e 2023 - Lucio Dias (Cooxupé)
- Estratégias de comercialização das safras 21, 22 e futuras - Lucio Dias (Cooxupé)
- Tecnologia. O que fazer após a geada - Guy Carvalho (Engenheiro Agrônomo e Cafeicultor)
- Apoio Financeiro. Quais as necessidades do setor. Como está o programa com recursos do Funcafé - CNC e Carmem Lucia Chaves de Brito (Produtora e Membro do Conselho Diretor da BSCA)
4. Assuntos Gerais:
- IN sobre Café Torrado e Moído e Torrado em Grão - Celso Vegro (Diretor Geral do IEA)
Durante sua fala, comentou sobre “O que fazer após a geada”, trazendo um relato de caso é de um produtor que considera típico do Sul de Minas e a utilizou como exemplo para trazer pontos interessantes em relação às ações que devem ser realizadas pós-geada, mais especificamente quanto à recuperação e/ou renovação de lavouras, apresentando diferentes situações: soluções para áreas atingidas por geada leve, moderada ou severa. Além disso, também evidenciou que é importante o produtor, juntamente com seu técnico de confiança, repense qual a melhor estratégia avaliando cada área.
A presença de estrelinhas nas lavouras de café é um aviso, uma resposta das plantas ao clima adverso de que algo está fugindo da normalidade
Ver maisVer mais