O cafeeiro é resiliente aos estresses climáticos?
Ver mais
A 3ª feira organizada pela Super Safra aconteceu na semana passada na Fazenda do Onofrinho, localizada no Bairro Monte Sião em Carmo do Rio Claro, e recebi com muita satisfação o convite para palestrar nesse evento.
Aquela região do Sul de Minas traz grandes recordações da minha infância, em que acompanhava meu avô Sr. José Cecílio e os meus tios José Augusto e Didi até a Fazenda Pitangueiras, que fica em um bairro ao lado no município de Nova Resende.
Quem me acompanhou durante a feira foi meu assistido Gustavo Carvalho da Super Safra e o Selminho, gerente da Fazenda Resplendor em Capelinha e que em breve estará aqui no blog.
Gustavo, Guy e Selminho na Fazenda Resplendor em Capelinha
Durante a palestra, mostrei de forma prática um resumo das novas tecnologias e como elas podem contribuir para o aumento da competitividade do cafeicultor. Apresentei também um mapa feito por técnicos capacitados que mostrou como o moderno sistema de implantação de café mecanizado em montanhas, que utiliza ferramentas da agricultura de precisão, pode colaborar na distribuição espacial das plantas e facilitar a mecanização das atividades mesmo em terrenos declivosos.
Outros pontos abordados foram a necessidade de podas para renovação de lavouras, monitoramentos e controles de pragas e doenças, o uso da braquiária como cultura de cobertura, a viabilidade de irrigação no Sul de Minas, o uso de novas variedades de café, entre outros fundamentais para quem quer evoluir na produção.
Gostaria de destacar especialmente um deles, o uso do fósforo. Expliquei detalhadamente a necessidade de seguir novos conceitos e estudos sobre doses e época de aplicação desse elemento, que é responsável por importantes funções para a planta, e mostrei novos trabalhos dos colegas Thiago Reis (Yara) e Kaio Gonçalves (Epamig), conduzidos em parceria com a UFLA e a Epamig, sob orientação do Dr. Paulo Gontijo e do Prof. Furtini.
No slide abaixo, podemos observar uma foto de 2011, na qual estou junto com o Dr. Antônio Guerra da Embrapa destacando a importância do uso do fósforo.
Mostrei um arquivo com inúmeras fotos de diversas fazendas no Sul de Minas, Vale Rio Pardo e Chapadas de Minas que acreditaram na tecnologia e estão seguindo os novos conceitos.
Agradeço especialmente ao Gustavo Carvalho pelo convite e ao Selminho, que demonstrou sua aprovação às novas tecnologias apresentadas e compartilhou conosco sua experiência com elas em Capelinha.
A presença de estrelinhas nas lavouras de café é um aviso, uma resposta das plantas ao clima adverso de que algo está fugindo da normalidade
Ver maisVer mais