O cafeeiro é resiliente aos estresses climáticos?
Ver mais
Entende-se por período de reentrada na lavoura e em áreas tratadas o intervalo em que fica proibida a entrada de qualquer pessoa em uma área recém-pulverizada sem a utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI), pois durante essa fase ainda podem existir moléculas dos produtos em suspensão no ar e/ou o produto aplicado ainda não estar seco, o que pode representar um risco à saúde das pessoas. Esse período varia de acordo com o produto utilizado e com a via de aplicação, o que é apresentado nas bulas dos defensivos. Além dessa informação, as bulas também contêm a indicação dos EPIs determinados caso seja necessário entrar na área antes do vencimento da reentrada (normalmente são os mesmos EPIs utilizados na aplicação). Até mesmo os produtos biológicos, como por exemplo inseticidas que possuem em sua formulação algum tipo de Bacillus, possuem reentrada determinada. O ideal é garantir o registro de informações de rastreabilidade que atendam as principais certificações de segurança de alimentos e permitem um apontamento dos manejos do campo, gerando indicadores importantes para a tomada de decisão dentro da propriedade.
Para a aplicação de defensivos é necessário seguir a dosagem e a carência dos produtos (saiba mais em - Período de carência de defensivos em cafe), que são informações descritas no rótulo e que também devem ser orientadas pelo responsável técnico. É necessário criar uma metodologia para informar trabalhadores e demais pessoas sobre a permissão de reentrada nas áreas recém-tratadas, sendo de responsabilidade do empregador sinalizá-las (bandeiras, placas etc), o que é baseado na NR 31. Um exemplo didático poderia ser o uso de placas coloridas, em que o vermelho sinaliza proibição de entrada na área sem EPI, o que significa que o intervalo de reentrada ainda não venceu, e o verde significa a permissão de entrada na área. Pode ser ainda utilizada a cor amarela, que indica a carência do produto aplicado, sinalizando que o intervalo de reentrada passou, mas o alimento ainda não pode ser colhido e consumido. O importante é essa informação estar visível e de forma clara para que até o mais leigo entenda ao ler.
A presença de estrelinhas nas lavouras de café é um aviso, uma resposta das plantas ao clima adverso de que algo está fugindo da normalidade
Ver maisVer mais