O cafeeiro é resiliente aos estresses climáticos?
Ver mais
Com a intensificação da produção e maior uso dessas tecnologias aumenta também o potencial de impacto no meio ambiente, na saúde e na segurança de quem trabalha com o café, tornando a questão da sustentabilidade ainda mais importante. Devemos sempre considerar o tripé econômico, ambiental e social como base do sistema de produção para que ele continue produtivo no longo prazo. Para manter a liderança, a cafeicultura brasileira precisa avançar na implementação das boas práticas que levem à sustentabilidade.
O consumidor está cada vez mais exigente com a qualidade e a procedência do café. Ele questiona as técnicas utilizadas, se o meio ambiente foi preservado e se há preocupação com as condições de trabalho. O cafeicultor que produz de maneira sustentável tem mais opções de comercialização e quem não participa desse processo de adaptação pode perder boas oportunidades de negócio.
Estudos recentes comprovam que produtores que adotam as práticas sustentáveis têm melhor desempenho e resultado econômico, sendo, portanto, mais competitivos. O gráfico a seguir mostra o crescimento da demanda mundial por cafés sustentáveis.
Fonte: Iniciativa Comércio Sustentável - IDH (2015) / Annual Report 4C (2014) / Starbucks Global Responsability Report (2015) / ICO Historical Data
Para que a sua produção seja sustentável no âmbito econômico, você precisa ser um bom administrador, podendo obter diversos benefícios, como maior lucro, agregação de valor ao produto, economia de insumos e melhor organização da propriedade. Para isso, o primeiro passo é conhecer bem a propriedade, quem trabalha nela, seus custos de produção e sua produtividade. Todo produtor profissional, seja agricultor familiar ou empresarial, precisa ter informações em mãos para tomar boas decisões sobre manejo das lavouras, investimento em novos equipamentos, contratação de mão de obra e para fazer uma boa administração do seu agronegócio. Administrar é decidir e, para decidir com assertividade, precisamos de informações.
Nos últimos anos, as discussões sobre a preservação do meio ambiente, o aquecimento global e a escassez de água doce têm sido constantes. Leis estão sendo elaboradas e as que já existem têm sido revisadas para garantir a segurança ambiental. As propriedades cafeeiras vêm tentando se adequar as novas leis para conseguirem produzir causando menor impacto ambiental possível, já que o conceito de preservação ambiental é muito mais recente que o de produção. Contudo, as propriedades cafeeiras estão distantes de se adequar à nova legislação, pois muitas delas já não têm áreas de florestas, como as Áreas de Preservação Permanentes – APP’s e/ou Reserva Legal.
Existem alguns detalhes a se olhar com atenção, sendo eles:
Um cafeicultor consciente busca a conservação da fauna e flora, a proteção das fontes naturais de água e a proteção do solo por meio do respeito à legislação ambiental e de práticas sustentáveis.
A presença de estrelinhas nas lavouras de café é um aviso, uma resposta das plantas ao clima adverso de que algo está fugindo da normalidade
Ver maisVer mais