O cafeeiro é resiliente aos estresses climáticos?
Ver mais
No dia 11 de fevereiro, Guy Carvalho visitou a Fazenda Bom Jardim, localizada no município de Bom Sucesso/MG, acompanhado pela cafeicultora Carmem Lúcia (Ucha), ex-presidente da BSCA, e pela estudante Juliana Coimbra. A Fazenda, cujo responsável é o engenheiro agrônomo Josué Figueiredo, é uma das maiores produtoras de sementes de café no Brasil, sendo responsável por selecionar e produzir cerca de 80 variedades e fornecê-las dentro das normas e especificações do Ministério da Agricultura em todo país.
Na chegada, os visitantes foram recebidos por toda a família e aproveitaram a pequena aragem de um dia muito chuvoso para ver as variedades no campo de produção de sementes certificadas. Durante a visita, aproveitaram para desfrutar da companhia do pesquisador Josué, com experiência de mais de 40 anos na produção de cafés e sementes, grande conhecedor do segmento e ex-fiscal do Ministério da Agricultura após uma vida dedicada à pesquisa pelo antigo IBC.
Na câmara fria da Fazenda, o anfitrião apresentou os detalhes de como as sementes devem ser armazenadas para garantir sua qualidade e um alto potencial de germinação. Os visitantes conheceram também a estrutura de beneficiamento das sementes, um local de seleção, em que somente as melhores seguem para o campo. Ao final, foram convidados para retornar em uma data mais próxima da colheita para que possam somar conhecimentos sobre as melhores variedades de café e suas indicações para o plantio nas principais regiões do Brasil.
Josué, anfitrião da Fazenda Bom Jardim, mostrando os detalhes do armazenamento das sementes de café na câmara fria
E como em Minas existe a tradição de receber a visita de volta, dessa vez Josué, seu filho Lucas e o genro Rafael, acompanhados dos produtores Rafael Gonzaga e Marcos Antônio de Freitas, foram até a Fazenda Caxambu, localizada no município de Três Pontas/MG.
Durante a visita, os convidados conferiram as novas tecnologias que estão sendo implantadas no manejo de mato, aproveitamento de resíduos, mecanização de montanha e qualidade de café, e puderam desfrutar dos conhecimentos da anfitriã Ucha, que possui grande know-how em controle de qualidade. Além disso, conheceram também as lavouras com alta produtividade que utilizam manejo nutricional diferenciado e conheceram a gleba que há 5 anos recebe fertilizante organomineral da CPMult.
Ucha, anfitriã da Fazenda Caxambu, e Josué durante a visita de volta
Esse intercâmbio de experiências foi muito proveitoso para todos, com grande troca de conhecimentos e aprendizados. “O Josué, além de meu amigo, é um dos meus professores. Conhece muito sobre manejo de lavouras e, principalmente, quando o assunto é variedades e produção de sementes, sendo uma referência para todos ligados em cafeicultura”, disse Guy.
A presença de estrelinhas nas lavouras de café é um aviso, uma resposta das plantas ao clima adverso de que algo está fugindo da normalidade
Ver maisVer mais