O cafeeiro é resiliente aos estresses climáticos?
Ver mais
O ponto de torra influencia fortemente as características da bebida do café conforme descrição a seguir:
• Torra clara: Ideal para a identificação dos defeitos do café. Uma torra excessivamente clara pode provocar aumento de acidez e diminuição da doçura e do corpo do café.
• Torra média: Ideal para a identificação dos atributos de qualidade do café. Na torra média, em tom de chocolate, obtém-se o potencial máximo de doçura e corpo de um café. É o ponto de torra mais utilizado para avaliação de cafés especiais.
• Torra escura: Há extravasamento dos óleos do grão e muitos compostos são carbonizados. Isso provoca aumento do amargor na bebida e redução dos atributos doçura, corpo e acidez. O excesso de amargor pode ocultar os defeitos do café e, por isso, não é um ponto de torra adequado para avaliá-lo.
Na foto: Á direita, torra média, e à esquerda, torra escura
Sabe por que o café na imagem acima está brilhando? Porque passou do ponto ideal de torra, liberando maior parte dos óleos essenciais, que irão oxidar rapidamente. Além de perder qualidade, exibir um amargor e cheiro forte de queimado, perde-se também muito peso do café, e sabemos que peso é dinheiro.
Já parou pra pensar por que a indústria tradicional carboniza o café?
A dica é comprar café em grãos e com a torra média, pois assim você consegue enxergar o que está bebendo, além de obter qualidade nutricional.
Créditos: Dra Paula Santini
A presença de estrelinhas nas lavouras de café é um aviso, uma resposta das plantas ao clima adverso de que algo está fugindo da normalidade
Ver maisVer mais